Licenciosidades

Qualquer bocadinho acrescenta, disse o rato, e mijou no mar.

"Não é da bondade do homem do talho, do cervejeiro ou do padeiro que podemos esperar o nosso jantar, mas da consideração em que eles têm o seu próprio interesse. Apelamos, não para a sua humanidade, mas para o seu egoísmo, e nunca lhes falamos das nossas necessidades, mas das suas vantagens"

Adam Smith (1776), Riqueza das Nações

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Feed RSS

A pedido do leitor Pedro Fonseca, o Tau-Tau conta agora com um site feed.
Espero que as especificações técnicas estejam correctas.

4 boas festas:

  • ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    By Blogger pedro oliveira, at sexta-feira, janeiro 06, 2006 1:54:00 da manhã  

  • A minha reacção foi exactamente a mesma.

    By Blogger CGP, at sexta-feira, janeiro 06, 2006 2:30:00 da manhã  

  • Bom, correndo o risco de continuarem na mesma, um feed significa basicamente uma "linha de ligação" a um site. No meu caso sigo diariamente algumas dezenas de blogs, sites noticiosos e outros conteúdos. Conseguir gerir toda esta informação pode provar-se bastante complicado; então em vez de se utilizar o navegador web para visitar todos esses sites, utiliza-se um programa denominado genericamente "news aggregator" (há muitos à escolha, mas pessoalmente recomendo o GreatNews).

    Basicamente com um programa como o GreatNews, só temos de lhe fornecer o tal feed que o Carlos publicou e que está visivel através da imagem que diz XML. Ao fornecer esse link ao programa estamos a subscrever esse feed.

    E agora vem a verdadeira magia: o programa fica responsável por, a determinados intervalos de tempo, sondar o site original e ver se há actualizações. Para quem tem dezenas ou mesmo centenas de sites para seguir, toda essa informação fica centralizada e o programa é que tem o trabalho de ir ver se já há posts novos. O utilizador é devidamente avisado quando tal acontece.

    É a magia da tecnologia... :) E já agora um obrigado ao Carlos por facilitar mais um bocadinho a gestão do meu [já muito curto] dia.

    By Anonymous Pedro Fonseca, at terça-feira, janeiro 10, 2006 1:12:00 da manhã  

  • Muito obrigado pelos esclarecimentos, Pedro. Pelo menos a mim ser-me-à muito útil e confesso que desconhecia a funcionalidade.

    By Blogger CGP, at terça-feira, janeiro 10, 2006 2:46:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home