Licenciosidades

Qualquer bocadinho acrescenta, disse o rato, e mijou no mar.

"Não é da bondade do homem do talho, do cervejeiro ou do padeiro que podemos esperar o nosso jantar, mas da consideração em que eles têm o seu próprio interesse. Apelamos, não para a sua humanidade, mas para o seu egoísmo, e nunca lhes falamos das nossas necessidades, mas das suas vantagens"

Adam Smith (1776), Riqueza das Nações

terça-feira, abril 18, 2006

Do mesmo autor de "Economics for dummies" (refinação)

Numa pequena comunidade existem 150 indivíduos activos. Nessa mesma comunidade existem duas empresas, únicos empregadores. Uma das empresas produz casacos côr-de-laranja e a outra casacos côr-de-rosa. No passado notou-se que existe uma correlação perfeitamente negativa entre as vendas das empresas: quando uma empresa se encontra em expansão, a outra encontra-se em recessão e vice-versa. Neste caso consideremos que a empresa laranja está a expandir as suas vendas no 1º período e em retracção no 2º periodo. Num período de expansão uma empresa necessita de 100 trabalhadores, num periodo de recessão, apenas 50.

Consideremos 3 situações:
i) Existe flexibilidade total no mercado trabalho.
ii) O mercado de trabalho é rígido e os gestores da empresa conseguem antecipar os ciclos.
iii) O mercado de trabalho é rígido e os gestores da empresa não conseguem antecipar os ciclos.

O que acontecerá à taxa de desemprego em cada um dos casos?

i) No 1º período em que a empresa laranja se encontra em expansão irá contratar 100 trabalhadores, e a empresa rosa, em recessão, irá contratar 50. No segundo período, como há flexibilidade laboral, a empresa laranja irá despedir 50 trabalhadores que serão absorvidos pela empresa rosa, agora com mais necessidades de pessoal.
Taxa de desemprego na 1ª fase: 0%
Taxa de desemprefo na 2ª fase: 0%

ii)Em ambos os períodos, ambas as empresas irão contratar 50 trabalhadores porque sabem que no período recessivo não os poderão despedir.
Taxa de desemprego na 1ª fase: 33%
Taxa de desemprego na 2ª fase: 33%

iii)Não conseguindo antecipar o ciclo recessivo que se aproxima, a empresa laranja contrata 100 pessoas no 1º período. No período recessivo a empresa, forçada a manter os 100 trabalhadores, vai à falência. A empresa cor de rosa irá contratar 50 no 1º periodo e manterá o mesmo número no 2º periodo pelas razões apontadas anteriormente.
Taxa de desemprego na 1ª fase: 0%
Taxa de desemprego na 2ª fase: 67%