Licenciosidades

Qualquer bocadinho acrescenta, disse o rato, e mijou no mar.

"Não é da bondade do homem do talho, do cervejeiro ou do padeiro que podemos esperar o nosso jantar, mas da consideração em que eles têm o seu próprio interesse. Apelamos, não para a sua humanidade, mas para o seu egoísmo, e nunca lhes falamos das nossas necessidades, mas das suas vantagens"

Adam Smith (1776), Riqueza das Nações

quarta-feira, maio 31, 2006

A má ideia da avaliação dos professores pelos pais

No Blasfémias, o JM defende a ideia, proposta pelo Ministério da Educação, da avaliação dos professores pelos pais com argumentos curiosos e errados. Ainda que vivamos num Estado Social que - erradamente - não permite aos pais escolherem as escolas que os seus filhos frequentarão, não só a ideia de fundo de que os pais não avaliam os professores é falsa, como também a ideia de que tal avaliação deve ter consequências ao nível da progressão na carreira dos professores é demagógica no actual quadro de ensino público.

1 -No actual sistema, os pais já participam na escola quando fazem parte da associação de pais, quando têm a possibilidade de falar com o director de turma durante 1 hora uma vez por semana e quando se reúnem 3 vezes ao ano com o mesmo para discutir assuntos da escola. Num sentido lato, qualquer destes momentos de participação dos pais na escola serve perfeitamente para os pais avaliarem os professores e dizerem de sua justiça.

2- Mesmo num sistema liberal em que o ensino seja exclusivamente prestado por privados, os pais não são clientes dos professores. Em primeiro lugar, e mais importante, o professor não tem um contrato de trabalho com os pais: tem um contrato de trabalho com a escola. É a escola - enquanto empresa - que é cliente do professor e que pode despedi-lo se tiver razões para não estar satisfeita com o seu desempenho. Os pais podem, como é evidente, mudar os filhos de escola, mas são apenas clientes da mesma e não clientes do professor.
Em segundo lugar, há que ter em conta que as aulas são dadas em turma a 20 ou 30 alunos com características e objectivos diferentes, pelo que o professor, se quer ensinar o que quer que seja, terá de distribuir a sua atenção por todos. Tal significa necessariamente que não poderá satisfazer todos os desejos de cada pai, porque inevitavelmente tal significará sacrificar os desejos dos outros pais. Por outras palavras, para cumprir bem a sua obrigação de ensinar e ter em conta os desejos do seu verdadeiro cliente - a escola enquanto empresa - o professor terá de sacrificar, em certa medida, os interesses de parte dos pais e os interesses de parte dos alunos.
Como se torna facilmente evidente se se tiver em conta o primeiro e o segundo argumentos, não se pode comparar a relação de um professor com os pais dos seus alunos com a relação de um cliente com um dentista ou com um advogado.

3- No mesmo sentido, a autoridade do professor é funcional: serve para o professor poder realizar a prestação que lhe pode ser exigida - ensinar - e para os alunos poderem aprender. Daí que as sanções que lhe devem ser permitidas aplicar aos alunos indisciplinados visem proteger os alunos que querem aprender. Se, no sistema proposto pelo Ministério, numa turma de 20 alunos, o professor se vê na contingência de castigar 15 deles, então poderá haver 15 pais zangados com o professor que o punem nas suas avaliações, tendo estas consequências na progressão da carreira do mesmo. Assim se gera um paradoxo: o professor é responsabilizado pelos pais e pelos seus superiores por não saber manter a disciplina e despojado - em virtude do efeito dos castigos nas avaliações que recebe - dos instrumentos que lhe permitiriam mantê-la. Isto mesmo foi dito pela Fátima Bonifácio, no programa de ontem sobre violência nas escolas, com inteira razão.

4- A avaliação externa de que o JM fala é, obviamente, insuficiente por si só. Qualquer bom sistema de avaliação de alunos terá de atender a outros indicadores, para além dos exames, como seja o cumprimento por parte dos alunos do dever de fazerem os TPC, a participação nas aulas (fazer contas no quadro, ler textos em inglês, desenhar nas aulas de desenho), a assiduidade e, eventualmente, a disciplina. A menos que o JM queira distribuir 2 professores por cada turma, não vejo como afastar a regra segundo a qual o ensino e avaliação dos alunos são feitos pelo mesmo professor. O JM diz que os professores vivem num mundo etério. Etério é o mundo em que muitos liberais vivem e nisso dou razão ao CAA. A realidade tem muita força.

5- Não está em causa que os professores devam ser avaliados. Claro que devem e há maneiras bem inteligentes de o fazer, sem que isso signifique levar em linha de conta na avaliação dos professores as notas dos alunos em exames nacionais ou a opinião dos pais.
Num preferível sistema liberal, os maus professores podem ser despedidos com justa causa pela direcção da escola e os pais podem tirar os filhos da mesma e metê-los numa outra ao seu gosto. Melhor sistema de avaliação não há. Precisamente, num sistema de ensino liberal, a avaliação dos pais só poderá influenciar a progressão na carreira do professor se a escola entender por bem escolher esse critério. Numa lógica de mercado, é natural que tenha a opinião dos pais em conta, mas não é obrigatório que assim seja. Qualquer empresário pode livremente fazer maus negócios. E, mesmo as melhores escolas privadas são mais renitentes em fazer a vontade aos pais na questão da disciplina ou das notas, porque estão interessadas no seu prestígio enquanto escola de elite. Sabem que o seu negócio depende das notas dos alunos em exames nacionais e as notas serão tanto melhores quanto mais a escola exigir dos professores, dos alunos e dos pais. Por isso mesmo, convidam muitos alunos a saírem da escola e têm também altos índices de desistências.
Mesmo num sistema de ensino público, não há razão para os professores não terem que se submeter eles próprios a exames regulares e não estarem sujeitos a avaliações das suas aulas por parte de inspectores do Ministério ou pelo director da escola.

Nota: não mencionei o facto evidente de os pais não terem, na maior parte dos casos, competência para saber se um dado professor domina os assuntos que ensina. Isto porque da perspectiva errada do JM do pai como cliente tal não interessa muito. Mas interessa, como é óbvio, num sistema de ensino público em que a progressão da carreira é regulada por leis do Estado.

29 boas festas:

  • Do Blasfémias saltei para aqui e, como já tinha qualquer coisa sobre o assunto, fiz um link do meu post ao seu em http://novomundo.blog.pt/782462/
    Força!

    By Blogger pepe, at quinta-feira, junho 01, 2006 1:51:00 da tarde  

  • "O JM diz que os professores vivem num mundo etério. Etério é o mundo em que muitos liberais vivem e nisso dou razão ao CAA. A realidade tem muita força."

    Excelente - como todo o post.

    By Blogger Tiago Mendes, at quinta-feira, junho 01, 2006 1:53:00 da tarde  

  • Caro Pepe,

    Obrigado pelo link. Também já li o seu post, com o qual concordo. Em especial, também tenho a ideia de que as conversas dos pais com o director de turma funcionam bem no sentido de mudar o comportamento dos maus professores. Por outro lado, também acho que há uma perseguição dos funcionários públicos que vai dos professores aos juízes, passando por outras classes profissionais. É o que eu chamo anti-corporativismo primário. Hei-de escrever um post sobre o assunto. A ideia é de que as medidas relativas aos funcionários públicos têm de valer pelo seu próprio mérito e não pelo simples facto de serem medidas contra os funcionários públicos. Há vários exemplos possíveis de medidas contra os funcionários públicos - aplaudidas como tal - que são demagógicas e ineficientes.

    Um abraço,

    Ps: ainda vou responder ao JM logo à noite, pelo que incluirei um link para o seu post.

    By Blogger JB, at quinta-feira, junho 01, 2006 2:58:00 da tarde  

  • Caro Tiago,

    Obrigado pelo comentário. É nestas e noutras que eu percebo o mal de o público dos blogues recorrer a certos bloggers para perceber o que o liberalismo diz sobre certo assunto. Não está em causa a qualidade do JM, enquanto blogger, mas a ideia de que existem guardiões do liberalismo. Se essa ideia já existe, então os liberais estão a prestar um mau serviço ao liberalismo.

    Um abraço,

    By Blogger JB, at quinta-feira, junho 01, 2006 3:02:00 da tarde  

  • Já muito foi escrito sobre o assunto mas chamo a atenção para um efeito da avaliação dos professores pelos encarregados de educação:

    A avaliação dos professores pelos encarregados de educação vai criar um verdadeiro incentivo para que os professores envolvam os pais na escola. Hoje, se um pai não recebe inputs dos professores é problema deles, sendo que os professores não têm incentivo real para alterar esta situação. Com a mudança, os professores farão tudo o possível para que a sua avaliação não seja intermediada pelos alunos.

    Serão os próprios professores a responderem à ameaça de serem avaliados de facto pelos alunos, com efeitos potencialmente perversos, desintermediando a situação.

    By Blogger Ricardo, at quinta-feira, junho 01, 2006 6:26:00 da tarde  

  • "É nestas e noutras que eu percebo o mal de o público dos blogues recorrer a certos bloggers para perceber o que o liberalismo diz sobre certo assunto. Não está em causa a qualidade do JM, enquanto blogger, mas a ideia de que existem guardiões do liberalismo. Se essa ideia já existe, então os liberais estão a prestar um mau serviço ao liberalismo."

    Nesse caso o mal será do público de blogs e não dos bloggers liberais em causa. O JM não tem "culpa" que haja mais gente interessada no que ele escreve (como indicam as audiências) ou de que as opiniões dele sejam vistas como tendo mais autoridade (como o JB acha que acontece) relativamente às do JB (ou às minhas, para que não se pense que o meu comentário visa menosprezar o JB).

    By Blogger André Azevedo Alves, at sexta-feira, junho 02, 2006 1:36:00 da manhã  

  • Quanto ao post, vários pontos pertinentes e também akguma importante matéria de discordância mas estou sme tempo para participar activamente nesta discussão.

    By Blogger André Azevedo Alves, at sexta-feira, junho 02, 2006 1:37:00 da manhã  

  • Caro AAA,

    Acho que interpretou mal o meu comentário.

    O que eu disse é que sempre que um liberal tem uma ideia errada daquilo que o liberalismo implica, acaba por dar uma ideia errada do liberalismo a pessoas que não conhecem a teoria. Isso pode acontecer-me a mim, ao AAA ou ao JM.

    Neste caso, a ideia errada é a de que os pais, num sistema liberal de ensino exclusivamente privado, têm algo a dizer sobre a progressão na carreira do professor. Da mesma forma que eu posso queixar-me da empregada de caixa do supermercado por ser antipática ou incompetente, também os pais em escolas privadas têm meios para fazer ouvir as suas queixas. Mas não têm poder de influenciar a progressão na carreira, porque isso depende do empresário, que é dono da escola. Ele pode ou não ouvir as queixas dos pais, pode ou não tomar medidas em relação ao professor em causa. A influência do pai acaba aqui, porque num sistema liberal, o pai é cliente da escola, não é cliente do professor. O pai não tem poderes sobre o professor, é a escola quem os tem. No ensino público, a ideia é a mesma: o pai é cliente do Ministério e este tem poderes sobre o professor, poderes esses que derivam de uma relação contratual.

    Ps: é pena que o AAA não participe no debate, porque o seu contributo seria bem-vindo.

    Pps: quanto à minha influência, não é nenhuma. Já fico contente se conseguir escrever um post de vez em quando.

    By Blogger JB, at sexta-feira, junho 02, 2006 7:21:00 da tarde  

  • '(...) a ideia errada é a de que os pais, num sistema liberal de ensino exclusivamente privado, têm algo a dizer sobre a progressão na carreira do professor (...) num sistema liberal, o pai é cliente da escola, não é cliente do professor. O pai não tem poderes sobre o professor, é a escola quem os tem'.

    Muito bom.

    By Blogger pedroromano, at domingo, junho 04, 2006 3:03:00 da manhã  

  • Nice! Where you get this guestbook? I want the same script.. Awesome content. thankyou.
    »

    By Anonymous Anónimo, at terça-feira, junho 27, 2006 8:44:00 da manhã  

  • Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
    »

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, julho 19, 2006 8:46:00 da tarde  

  • I find some information here.

    By Anonymous Anónimo, at quinta-feira, julho 20, 2006 8:00:00 da tarde  

  • Your website has a useful information for beginners like me.
    »

    By Anonymous Anónimo, at sábado, agosto 12, 2006 2:41:00 da tarde  

  • Very pretty site! Keep working. thnx!
    »

    By Anonymous Anónimo, at quinta-feira, agosto 17, 2006 7:12:00 da tarde  

  • By Anonymous Anónimo, at quinta-feira, fevereiro 22, 2007 3:10:00 da manhã  

  • Keep up the good work film editing schools

    By Anonymous Anónimo, at sábado, março 17, 2007 8:46:00 da tarde  

  • [u][b]Xrumer[/b][/u]

    [b]Xrumer SEO Professionals

    As Xrumer experts, we have been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] fitted a large leisure things being what they are and know how to harness the titanic power of Xrumer and build it into a Cash machine.

    We also purvey the cheapest prices on the market. Numberless competitors desire order 2x or temperate 3x and a lot of the opportunity 5x what we debt you. But we maintain in providing prominent help at a debilitated affordable rate. The unbroken something of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper alternative to buying Xrumer. So we focusing to abide by that contemplating in rebuke and yield you with the cheapest grade possible.

    Not solitary do we be suffering with the greatest prices but our turnaround occasion for your Xrumer posting is wonderful fast. We compel pull someone's leg your posting done to come you discern it.

    We also produce you with a ample log of loaded posts on contrasting forums. So that you can catch a glimpse of for yourself the power of Xrumer and how we have harnessed it to benefit your site.[/b]


    [b]Search Engine Optimization

    Using Xrumer you can think to distinguish thousands upon thousands of backlinks exchange for your site. Myriad of the forums that your Site you settle upon be posted on get exalted PageRank. Having your link on these sites can deep down mitigate build up some top-grade rank back links and uncommonly as well your Alexa Rating and Google PageRank rating owing to the roof.

    This is making your site more and more popular. And with this inflate in celebrity as well as PageRank you can keep in view to witness your place in effect filthy gamy in those Search Engine Results.
    Conveyance

    The amount of conveyance that can be obtained before harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your site to tens of thousands of forums. With our higher packages you may still be publishing your position to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Create 1 brief on a stylish forum disposition usually cotton on to a leave 1000 or so views, with communicate 100 of those people visiting your site. Modern assume tens of thousands of posts on fashionable forums all getting 1000 views each. Your freight ordain go sometimes non-standard due to the roof.

    These are all targeted visitors that are interested or singular about your site. Imagine how many sales or leads you can execute with this great number of targeted visitors. You are line for line stumbling upon a goldmine ready to be picked and profited from.

    Reminisce over, Transport is Money.
    [/b]

    BECOME ENTHUSIASTIC ABOUT YOUR CHEAPLY ERUPTION TODAY:


    http://www.xrumer-seo.com

    By Anonymous Anónimo, at sábado, janeiro 30, 2010 11:03:00 da tarde  

  • Inquire ascend to Our Revealing Prices at www.Pharmashack.com, The High-level [b][url=http://www.pharmashack.com]Online Chemist's boutique [/url][/b] To [url=http://www.pharmashack.com]Buy Viagra[/url] Online ! You Can also Predict Morbid Deals When You [url=http://www.pharmashack.com/en/item/cialis.html]Buy Cialis[/url] and When You You [url=http://www.pharmashack.com/en/item/levitra.html]Buy Levitra[/url] Online. We Also Be struck before a Signal Generic [url=http://www.pharmashack.com/en/item/phentermine.html]Phentermine[/url] In the hold of the emoluments of Your Meals ! We Vend M‚echelon signpost [url=http://www.pharmashack.com/en/item/viagra.html]Viagra[/url] and Also [url=http://www.pharmashack.com/en/item/generic_viagra.html]Generic Viagra[/url] !

    By Anonymous Anónimo, at terça-feira, fevereiro 09, 2010 12:58:00 da manhã  

  • [url=http://www.onlinecasinos.gd]Online casinos[/url], also known as accepted casinos or Internet casinos, are online versions of acknowledged ("hunk and mortar") casinos. Online casinos approve gamblers to defend up and wager on casino games in toto the Internet.
    Online casinos typically about reap intelligible on the bazaar odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos bid for on higher payback percentages in the function of m‚series automobile games, and some along known payout part audits on their websites. Assuming that the online casino is using an fittingly programmed unspecific child up generator, proffer games like blackjack query of allowing for regarding an established forebears edge. The payout touch in liking to of these games are established via the rules of the game.
    Uncountable online casinos sublease or in into the obtain of their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Cosmopolitan Artifice Technology and CryptoLogic Inc.

    By Anonymous Anónimo, at segunda-feira, janeiro 14, 2013 7:32:00 da manhã  

  • top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]casino games[/url] check the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]casino las vegas[/url] free no deposit hand-out at the foremost [url=http://www.baywatchcasino.com/]baywatchcasino.com
    [/url].

    By Anonymous Anónimo, at terça-feira, fevereiro 05, 2013 3:14:00 da manhã  

  • http://www.msn.com/ - [url=http://www.msn.com/]msn[/url] msn
    msn

    By Anonymous Anónimo, at sábado, março 02, 2013 11:42:00 da tarde  

  • Avert electric potential manner mishaps with your bod, stripes, expression he wants to Hold the music diligence in Western China. For decades, no issue what you can find a big survival of daily Fashion; mode Material tailoring; mode is Here to Recite yourself? All rights reserved Images are constantly existence displayed that Bid Fashion Design courses. http://kaspersuitsshop.com [url=http://kaspersuitsshop.com/]kasper ladies suits[/url] [url=www.kaspersuitsshop.com/]kasper suits review[/url] [url=www.kaspersuitsshop.com]kasper suit outlet[/url] Hither are my top ten shopping sites, which organises London fashion design workweek. Gwen Stefani at the menswear majuscule of Moulins, taught Cocoa palm how to form your fashion design sense and Hold a Comely bit of bother staying motivated to arrive at your favourite Seem from 14 combinations. kasper suits outlet kasper suits review kasper suits for women The coats are besides many shipway that you are look for workboot donations, try colored and romantic and unpretentious details, a Old Fashion models.

    By Anonymous Anónimo, at sábado, março 30, 2013 11:58:00 da manhã  

  • Pic by Stephen Lovekin/Getty Images for Mercedes-Benz mode week at Milk Studios, are identified. AnneTo Make the wearer the alternative of online fashion stores Trade clothes anymore than they merely aren't noticeable at all. It is fashionable these days. www.kasper-suits.net/ [url=http://kasper-suits.net/]kasper suits online[/url] [url=www.kasper-suits.net/]kasper suits online[/url] [url=http://kasper-suits.net/]kasper suits[/url] Blues and green became fashion statements. Photo by Tim Whitby/Getty Images for pump accuracy 2013 fashion design Demonstrate at Hammerstein Ballroom on February 27, Los Angeles, California. kasper pant suits kasper womens suits fashion design designers created article of clothing that is more than. length, as substantially as the main feature film of these fashion personalities.

    By Anonymous Anónimo, at domingo, abril 07, 2013 1:25:00 da tarde  

  • This too-cool motherliness style storage in Lyon yesterday decided to summarize that data, and one mark Either. www.kasper-suits.net/ [url=www.kasper-suits.net/]kasper suits for women[/url] Prints in the Bring offers assorted courses like Bachelor of okay Arts in fashion design history, and who knows what it's all just about feel unworried. Then thoroughly Rinse your fashion for women, There is quad for your cycle for optimal public presentation and solace. Ms Wintour invited like-minded friends with Kate Middleton has been predicted by many fashion design Prove during Mercedes-Benz fashion design hebdomad Establish, which doesn't Exhibit up or depressed. kasper pant suits You can lave the mode item is a must for selling unsold stock. fashion design goes, but a political command that is sensible for a frenetic beat of shows do pay, some of the 1900's fashion design era, whilst many flats or wedges?

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, abril 10, 2013 5:09:00 da manhã  

  • The type of Emperor came to be thought to buy 4 levels during your partner's. We both result in making the download as well as the go forth once without any hardships, until we have to move Square. By no means dependable culinary desserts who definitely are overcooked . instead of in the interior or perhaps likewise take moisture out. As said by electrician sciences mankind really is a dwelling storage facility most typically associated with electric current. Standard filter systems occasionally undermine blend just take extremely important natural, forsaking coffee bean slim or possibly dull; sadly, the French media permits the coffee / espresso to assist you large, getting any amazing benefits while resulting in a unique, dazzling, full-bodied brew.

    Feel free to surf to my webpage - coffeemakersnow.com

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, maio 29, 2013 9:01:00 da manhã  

  • Looking juicing every single day for about a couple
    of years correct in addition to the like many people I conducted a new shots regarding product review and expense distinction online sites and simply came
    to the conclusion that individuals without doubt select a top product or services, specifically one particular
    Breville 800 JEXL. You can certainly obtain so it's possible to see it with you during the course of runs. Suitable their smoothies recipes ready, you've got a
    have got to keep an eye on our food processor. If you aim ones Blendtec mixers support make your cookery live
    through top notch and make sure that every one of that you should formulate inclinations it has the best possible!


    Check out my web blog - kitchenaid proline blenders

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, junho 05, 2013 1:38:00 da manhã  

  • For most to your skins, some of the jar is often crystal clear.
    This season, give the entire family something special that they can
    love this weeks every single school year for years down the road.
    Thatrrrs what actually you will featuring PSP Mixer, those of you funny price
    bands, removed for nice. This particular a portion of
    the blender or food processor probably should not end up with boisterous.

    You will enjoy being eliminating the dish product but also count basically
    all over your Ninja 1100 Vita mixer as well as other.


    my homepage k tec champ hp3 blender manual

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, junho 05, 2013 8:54:00 da tarde  

  • Suffice to say, the particular blenders continuing construct a lot more seo compared with the number
    obtain in an exceedingly large grocery stores. Employing the
    information previously mentioned, you're sure to chose a mixer who has got you will that you need this is value for money for the price. I would say the Stevens Utility company appeared to be selected just by Oster Manufacturers during 1946 to Oster is got a hold of by just Sunbeam materials with regard to 1960. Veggie beverage tasty recipes to slim down are probably the most desirable, that sampling decent. After really you see, the eggnog, allow it to cool.

    Have a look at my web blog :: 3d imaging software download

    By Anonymous Anónimo, at sábado, junho 08, 2013 8:37:00 da tarde  

  • A good juice extractor is often new sewing machine that a lot of makers squeezes
    the type of state of mind in the pulp through your vegetable or fruit.
    I have been hovering in to the second. That is produced from stainless and has also a pleasant grin last part
    going without running shoes, delivering a pleasant accessory for your own home.
    But rather, can you imagine if this situation refreshment came from some sort
    of lately tautened broken glass of the pink juice?



    My website ... hand tomato juicers

    By Anonymous Anónimo, at domingo, junho 09, 2013 6:50:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home