Licenciosidades

Qualquer bocadinho acrescenta, disse o rato, e mijou no mar.

"Não é da bondade do homem do talho, do cervejeiro ou do padeiro que podemos esperar o nosso jantar, mas da consideração em que eles têm o seu próprio interesse. Apelamos, não para a sua humanidade, mas para o seu egoísmo, e nunca lhes falamos das nossas necessidades, mas das suas vantagens"

Adam Smith (1776), Riqueza das Nações

quarta-feira, maio 03, 2006

O meu contributo para baixar o défice

No ano passado não paguei, por lapso, cerca de 140 euros de IVA e IRS. Nada de muito importante, nada que me impeça de revelar aqui omeu verdadeiro nome, Alzira Lopes, e o meu número de contribuinte, XXXXXXXX.
Como cidadão cumpridor, poder-me-ia assaltar a consciência o facto de estar a roubar o estado, ou seja, cada um dos meus amigos contribuintes. Mas após pensar um pouco, concluí que, antes pelo contrário, o meu lapso não só tinha favorecido o estado português como contribuiu para o desenvolvimento da economia.
Vejamos então: por cada 100 euros que o estado recebeu no ano passado, gastou 106, aumentando o deficit em 6 euros. Ao não ter pago os 140 euros, não contribuí para que a despesa pública aumentasse 148.4 euros e o défice 8.40 euros. Por outro lado, apliquei bem os 140 euros, nomeadamente no sector da restauração onde nunca pedi recibo, mais uma vez contribuindo para a redução da despesa pública.
Pensando bem, até merecia um abatimento fiscal no próximo ano pelo meu contributo para as contas nacionais. Tendo em conta a injustiça do nosso sistema fiscal, duvido que o venha a ter...

Serve este post também para dar as boas-vindas ao José Barros, que muito gentilmente acedeu ao meu convite para participar neste blog. O José Barros é um dos melhores exemplares de troll, com a devida vénia ao Dr. José Pereira, e a partir de hoje passará a escrever num blog com o seu nome real e ter conta num blogger (os critérios de credibilidade segundo o Dr. Pereira). Irá ser um tremendo prazer para mim poder partilhar este blog com o Zé.

2 boas festas:

Enviar um comentário

<< Home